quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Escutei-o porque quis


Foi com grande emoção
Que o vi hoje
Na sua celebração

Foi como se todos estes anos passados
Não tivessem existido
Como se ainda há uns dias o tivesse visto,
Mas não,
Afinal passaram anos desde a sua partida

Para ser franca já nem estava presente
No meu pensamento,

Em tempos fora uma rotina
Hoje foi um acontecimento
No qual me debrucei
E, inconscientemente, me dediquei

Parei para o ver,
Parei para o ouvir,
E foi tudo tão natural
Como dantes era habitual

A sua voz,
A sua cara,
A sua maneira de falar,
As suas mensagens

Sempre tão profundo,
Sempre tão contente
Em tudo o que diz,
Naquilo que faz

Outrora via-o frequentemente,
Ouvia a sua mensagem
Que cativava toda a gente

Hoje foi diferente,
Parei e escutei atentamente
O que dizia
Feliz

Porém fiquei com pena,
Não triste, com pena
De antigamente, por ser tão nova,
Não o ter escutado,
Apenas ouvido

E agora, que tinha idade e maturidade
Para o escutar,
Para receber a sua mensagem
Não consegui como queria
Ou talvez como devia

A verdade é que depois de tanto tempo
Mudei
Apesar de uma vida regida
Pela doutrina que defende

Já não é bem a minha crença
Eu cresci,
Passei por várias situações,
Conheci pessoas diferentes,
Partilhei de novas experiências
Com novas pessoas, com outras vivências

Não sei o que foi,
Nem tão pouco, como foi
Ou mesmo porque foi
Simplesmente mudei

Mudei as minhas rotinas,
Mudei a minha forma de pensar,
A minha forma de agir,

Criei a minha própria filosofia
Baseada na minha história,
Nos meus ideais

Contudo não pude deixar de o escutar
Porque de uma maneira ou outra
As suas palavras acabaram por me tocar

Não sei se foi do gosto de o rever
Não sei se foi por ter feito parte da minha vida
De ter acompanhado a minha meninice

Mas desta foi diferente
Escutei-o porque quis,
Talvez porque se não o fizesse
Alguém ia perguntar o porquê de não o fazer
E isso era algo que não queria dizer
Pois o que é simples para mim
Para os outros não é bem assim

Apesar de tudo foi agradável
Revê-lo, reouvi-lo
Porque tudo o que nos marca positivamente
No passado em que sorrimos
No presente em que vivemos
É sempre bom recordar 

Marisa V

Sem comentários:

Enviar um comentário

Abre a tua alma...